segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Sunday is no ordinary day. Day XXVI

Já por duas vezes o Azouma e o Rob me tinham perguntado se não queria ir à Church com eles. Coincidia sempre com o brunch, dizia que não, tanto porque não era uma missa Católica, era uma missa Cristã, embora o sentimento não seja muito diferente. Perguntei-lhes se este fim de semana não havia mais cedo. Havia sim, às nove e meia. Então este fim de semana ia com eles.
Antes, aventurámo-nos a levantar às seis da manhã para ver o jogo de râguebi da África do Sul contra a Austrália, que para minha grande decepção foi ganho pelos cangurus. Bem, não deu bem para levantar às seis, foi quase às sete.
Depois fomos nós para a missa. Na King's Church, perto da universidade, uma missa cristã a que ia assistir nem que fosse pela experiência. Entrei e estava tudo a cantar, e cantaram durante muito tempo! Eu olhava à volta surpreso, naquele Gospel com o qual as pessoas "balançavam, cheias de graça"como diria o Vinícius de Moraes. As crianças andavam por ali, batiam palmas, sorriam.
Pediram depois ao estudantes que ali estavam pela primeira vez, se houvesse algum, que se levantassem. Confesso que estava distraído, e o Rob é que disse para me levantar.
Lá me ergui, perante a plateia toda sentada: parecia que tinha acabado de ser Nobel. Parecia que tinha sido eleito Presidente da República! Aplausos, gritos! À minha volta todos me cumprimentaram e saudaram, todos me disseram welcome. Vi, por fracções desses eufóricos segundos, que um casal de chineses passava pela mesma situação que eu, duas filas atrás. Ainda me vieram dar um saco com panfletos e até com gomas. No fim, mais uma data de pessoas vieram me dar as boas vindas, perguntar o que fazia, de onde era, o que estudava. E que me sentisse em casa.
Sunday is no ordinary day, diziam, repetiam. E senti: this morning is not being an ordinary morning. E não foi, foi uma missa diferente. Tudo a rir, todos parecíamos levitar. Era impossível não sentir aquela atmosfera, era impossível ser indiferente a tudo que se passava. Respirava-se algo de diferente ali, naquela manhã.


The rest of the sunday was just ordinary in the middle of everything that happened that morning. And yes, it was not an ordinary morning, it was not an ordinary sunday. 

God bless King's Church!

1 comentário:

  1. Que bom ter a oportunidade de ter uma experiência dessas. Tão bom ser welcome assim!
    God bless you and King's Church!

    ResponderEliminar